ANGIOLOGIA

ANGIOLOGIA

A angiologia é a especialidade da medicina responsável por tratar dos vasos do sistema circulatório, o que inclui as artérias, as veias e também o sistema linfático. Essas estruturas são muito importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo. Os vasos sanguíneos são responsáveis por transportar o sangue para todos os tecidos, órgãos e membros do corpo e, dessa forma, abastecer o corpo com oxigênio e nutrientes necessários para a sobrevivência.

O sistema linfático, por sua vez, atua especialmente na área imunológica. A linfa (nome do líquido orgânico) é um derivado do sangue composto por proteínas, lipídios e glóbulos brancos, que são as células de defesa.

Assim, é o angiologista o especialista que vai identificar e tratar doenças circulatórias ainda em estágio inicial, além de aplicar medidas de prevenção, como alimentação e hábitos mais saudáveis de vida para prevenir a necessidade de intervenções cirúrgicas.

Diferente do cirurgião vascular, que utiliza métodos invasivos para cuidar de problemas circulatórios, o médico especialista em angiologia atua somente na parte clínica. Porém, ambos profissionais trabalham em conjunto para concluir um diagnóstico mais completo e determinar o tratamento mais adequado.

 

Principais doenças tratadas pelo angiologista

Descubra abaixo quais são as principais doenças que afetam o sistema circulatório e são diagnosticadas e tratadas pelo angiologista:

Varizes

São uma enfermidade que acometem as veias responsáveis pelo transporte de sangue rico em gás carbônico, dos órgãos e membros para o coração e pulmões. São essas estruturas as responsáveis pelo retorno do sangue e têm alta elasticidade para cumprir essa função.

O que ocorre é que, com o envelhecimento, as veias sofrem dilatações e o trabalho de fazer com que o sangue retorne fica ineficiente. Dessa forma, existe o acúmulo sanguíneo em alguns pontos e assim se formam as varizes.

Aneurisma

O aneurisma também é uma dilatação que, ao contrário das varizes, ocorre nas artérias. Essa condição é originada por fatores de risco como a hipertensão arterial, e a principal complicação que ela ocasiona é o rompimento do vaso, que pode ocorrer no cérebro e na aorta.

Vasculite

Consiste em uma inflamação dos vasos que afeta tanto as veias como as artérias, o que interfere na função dessas estruturas e abaixa a velocidade do transporte sanguíneo.

Aterosclerose

Resultante do acúmulo de placas de gordura nos vasos do sistema circulatório, a aterosclerose é uma doença que se desenvolve progressivamente e provoca a obstrução da passagem sanguínea, o que pode ocasionar o óbito do paciente.

Acidente vascular cerebral

Uma das doenças que podem acontecer por causa da aterosclerose, só que nesse caso são as artérias do encéfalo, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nela, acontece a obstrução da passagem sanguínea para o cérebro, que é afetado pela ausência de oxigênio conforme a região atingida.

 

As consequências do AVC são:

  • Dificuldade em se movimentar; 
  • Dificuldade em falar; 
  • Paralisia de um dos lados do corpo;
  • Vários outros sintomas que afetam o paciente.

 

Pode-se destacar que o angiologista exerce papel fundamental para identificar as seguintes doenças:

  • Trombose venosa profunda;
  • Embolia pulmonar;
  • Linfagite;
  • Síndrome de Raynaud;
  • Fístulas arteriovenosas;
  • Pé de diabético;
  • Neuropatia diabética.

 

O que você acha de prevenir doenças vasculares e marcar uma consulta com os especialistas da Medic Life hoje mesmo? Estamos localizados em Formosa-GO, com todas a especialidades para melhor atender você e sua família.

botao-flutuante-whatsapp