De uma forma geral, a fonoaudiologia consiste na ciência que estuda a comunicação humana e todas as dificuldades que podem prejudicá-la. Sempre em desenvolvimento, a fonoaudiologia ampliou-se e se propôs a atuar em outras áreas que envolvem e influenciam a qualidade de vida das pessoas, como o equilíbrio, o sono, a deglutição e até mesmo a estética.
Ele é o profissional da área da saúde que cuida dos diferentes aspectos da comunicação humana:
O fonoaudiólogo desenvolve também atividades voltadas à:
Pode atuar também no ensino, pesquisa e consultoria.
A fonoaudiologia pode-se dividir em 11 áreas:
Audição e Equilíbrio
O especialista desta área é um dos responsáveis pela análise de quanto a pessoa escuta e da necessidade de utilizar aparelhos auditivos e implantes, entre outros, assim como no tratamento de dificuldades relacionadas.
Linguagem
Consiste na avaliação e no tratamento de tudo que se relaciona ao ato de falar, entender o que é dito, e todo o processo de ler e escrever, desde seu desenvolvimento inicial na infância até o envelhecimento.
Motricidade Orofacial
É a avaliação e o tratamento das funções ligadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala.
Voz
O fonoaudiólogo trabalha especialmente com as pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho (professores, executivos, atores, locutores, cantores, etc.), assim como atuam com pessoas que possuam queixas vocais pontuais e nas várias enfermidades que envolvem o uso da voz.
Disfagia
Consiste na avaliação e no tratamento dos aspectos relacionados à deglutição, desde o nascimento até o envelhecimento.
Fonoaudiologia Educacional
Nesta área o fonoaudiólogo aprofunda seus conhecimentos dos aspectos fonoaudiológicos relacionados à educação, melhorando o processo de ensino e aprendizagem.
Gerontologia
Consiste na promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de todos os distúrbios fonoaudiológicos relacionados aos idosos.
Fonoaudiologia Neurofuncional
Esse especialista trabalha com pacientes que apresentam alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas fonoaudiológicas que são resultado de danos ao sistema nervoso.
Fonoaudiologia do Trabalho
O principal objetivo desta área é permitir a permanência no trabalho sem restrição excessiva da atividade profissional, com conforto e sem riscos.
Neuropsicologia
É a especialidade que busca a prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição, relacionada ao funcionamento cerebral.
Saúde Coletiva
A atuação do fonoaudiólogo é envolvida no planejamento e na gestão, com foco especial nas políticas públicas de saúde.
Esses são alguns dos exemplos mais comuns da atuação da fonoaudiologia; porém, o profissional pode ajudar na reabilitação de várias doenças e distúrbios.
O que você acha de prevenir complicações fonoaudiológicas e marcar uma consulta com os especialistas da Medic Life hoje mesmo? Estamos localizados em Formosa-GO, com todas a especialidades para melhor atender você e sua família.