Os principais objetivos da medicina do trabalho são cuidar da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores. A medicina do trabalho é uma especialidade médica voltada para prevenir doenças ocupacionais e controlar os riscos de acidentes.
As relações de trabalho estão sujeitas a normas e princípios vigentes que assumem claramente um caráter protecionista com relação ao empregado. Isso trata-se de uma evolução gradual das iniciativas que tem como objetivo melhorar as condições do trabalho humano, procurando oferecer uma rotina mais digna.
O destaque da medicina do trabalho está no cumprimento das atividades de extrema importância que garantem a segurança e saúde no ambiente de trabalho. Dessa forma, as vantagens das ações preventivas beneficiam tanto os colaboradores quanto os empregadores.
A medicina do trabalho é considerada fruto do processo de humanização do trabalho. A especialidade é como uma vertente do Direito do Trabalho, cuja preocupação é ocasionar condições laborais mais dignas para os trabalhadores e, assim, assegurar a saúde e integridade física e psicológica deles.
Dessa maneira, a medicina do trabalho visa, em primeiro lugar, a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A medicina do trabalho também assume um compromisso com a qualidade de vida e a manutenção da saúde dos trabalhadores. Assim, pode-se ter certeza de que as atividades rotineiras desses profissionais não representam nenhum tipo de prejuízo para sua saúde mental ou física.
A implementação das medidas determinadas pela medicina do trabalho é uma iniciativa de grande importância para a reafirmação a responsabilidade social da empresa.
Isso porque as situações provenientes das relações de trabalho abalam direta e indiretamente a sociedade.
Dessa forma, é evidente a importância da medicina do trabalho para a regulamentação de várias situações que possam vir a acontecer no ambiente da empresa, na medida que os programas de prevenção colaboram para a credibilidade da empresa e minimizam prejuízos que poderiam aparecer originários de licenças médicas, demandas judiciais, tributos e indenizações.
A principal função do médico na medicina do trabalho é realizar a integração entre as exigências do mercado de trabalho e, simultaneamente, não colocar em risco a saúde do trabalhador.
Para que isso ocorra, ele precisa ter conhecimento sobre a demanda das empresas e também quais os limites físicos e emocionais dos colaboradores. Assim, é fundamental que ele conheça o dia-a-dia da empresa em que vai atuar, para identificar a rotina, a demanda e o que a empresa espera do funcionário.
É de sua responsabilidade alertar a empresa sobre todas e quaisquer situações em que pode ocorrer um agravo o estado de saúde físico e mental do paciente.
Outra função de muita importância é a de apresentar para o colaborador quais são as suas responsabilidades e os seus limites profissionais. Ele precisa conscientizar o funcionário sobre o limite de suas tarefas, para evitar que ele passe dos limites e adoeça.
Também é função do médico conhecer todos os exames médicos preventivos e as principais enfermidades que afetam o dia-a-dia das organizações, como:
Há alguns exames que são imprescindíveis tanto para as empresas quanto para o empregado. Confira quais são:
A medicina do trabalho exerce um papel fundamental dentro das organizações. Através dela é possível, além de seguir corretamente a legislação e evitar problemas trabalhistas futuros, identificar também quais são os principais fatores de risco e evitar que os funcionários adoeçam em função de seu trabalho.
Marque hoje mesmo sua consulta com os especialistas da Medic Life! Os melhores e mais dedicados cardiologistas de Formosa e região você encontra aqui.