A neurologia é a especialidade médica que cuida das enfermidades relacionadas ao “sistema nervoso”. O sistema nervoso é composto pelo encéfalo (cérebro e suas estruturas), medula e nervos periféricos. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o estado de “estar nervoso” relacionado com ansiedade e humor é competência da Psiquiatria, e não da Neurologia.
Um neurologista é o especialista que estuda, diagnostica e trata as doenças que comprometem o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, raízes nervosas e nervos) e músculos (doenças musculares, miopatias). O neurologista, o neurocirurgião e o neurologista infantil, mesmo compartilhando o mesmo campo de estudo, possuem diferentes formações.
O neurologista estuda as enfermidades a serem tratadas clinicamente, apresentando durante sua formação um grande aporte de conhecimento e experiência no tocante a medicamentos, as interações entre esses medicamentos e sua ação sobre a doença e sobre o indivíduo. Possui formação clínica, não realizando procedimentos cirúrgicos. Já o neuropediatra tem a mesma função que o neurologista, porém sua formação é voltada especificamente para as enfermidades neurológicas das crianças.
O principal foco do neurocirurgião é o tratamento das enfermidades do sistema nervoso por meio de cirurgia, atuando principalmente, em centros cirúrgicos.
As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são:
Essas doenças são tratadas pelas 3 especialidades médicas distintas. As enfermidades que afetam as crianças são tratadas pela Neuropediatria, as enfermidades dos adultos pela Neurologia, já a Neurocirurgia fica responsável pelas enfermidades de tratamento potencialmente cirúrgico quer seja em adultos ou crianças.
Durante a consulta, o neurologista faz uma entrevista com o paciente, acompanhada de alguns exames clínicos, como a avaliação de reflexos, equilíbrio, força e sinais vitais. O neurologista pode solicitar também:
Esses exames são importantes para identificar a necessidade de cirurgia ou tratamento clínico.
Realizar o diagnóstico de uma doença logo no início pode ser o fator determinante para a cura. Por essa razão, aqui encontram-se os sintomas que indicam a necessidade de procurar um neurologista:
Os sintomas descritos são apenas uma maneira de indicar o momento de procurar ajuda, porém sabemos que a medicina preventiva é sempre o melhor remédio.
O que você acha de prevenir doenças neurológicas e marcar uma consulta com os especialistas da Medic Life hoje mesmo? Estamos localizados em Formosa-GO, com todas a especialidades para melhor atender você e sua família.