Quando um especialista suspeita que exista algum problema na audição de um paciente, ele pode solicitar que essa pessoa passe por uma audiometria.
Também conhecido como audiograma, esse exame é realizado de uma forma muito simples e indolor, e avalia o modo como uma pessoa ouve e entende os sons.
Audiometria Vocal
O especialista falará algumas palavras e fonemas e o paciente deverá repeti-las da maneira que entender. Assim, o exame pode indicar a compreensão da linguagem (inteligibilidade) e a discriminação (capacidade de discernir os fonemas), botando em teste a cóclea e o sistema central. O especialista responsável por aplicar o teste calcula uma porcentagem de acertos (100% equivale ao nível de audição tido como normal).
Audiometria Tonal
Faz a avaliação da capacidade da pessoa de ouvir estímulos sonoros, O paciente coloca fones de ouvido e responde aos estímulos sonoros que são enviados comumente por um fonoaudiólogo. Todas as vezes em que ouvir um som, o paciente em teste deverá avisar ao especialista. Ambos ouvidos deverão ser testados, separadamente, para sons graves e agudos. Geralmente, a duração do exame é de cerca de 30 minutos.
Audiometria Infantil
Quando tratamos de crianças, algumas adaptações são feitas na audiometria. Dentro da cabine, o bebê ou a criança ficam sentados no colo de uma pessoa responsável, com fones de ouvido ou em campo livre. A utilização de técnicas lúdicas auxilia o especialista a conduzir a testagem.
Audiometria Ocupacional
Este exame é responsável por avaliar a audição de trabalhadores (especialmente os que ficam ao ruído no trabalho) para identificar alterações auditivas e prevenir o agravamento de perdas auditivas que possam ocasionar problemas para o trabalhador e para a empresa.
Em grande parte das situações, o médico solicita a audiometria quando uma pessoa ou seus familiares relatam ter problemas para ouvir.
É necessário que o paciente fique 14 horas de repouso acústico (não ficar exposto a ruídos fortes e constantes).
Quando o resultado da audiometria apresenta alterações, pode ser uma indicação de algum tipo de perda auditiva. Em grande parte dos casos, o melhor é retornar ao otorrinolaringologista, para que ele realize o diagnóstico da causa dessa perda e encaminhe o paciente para o uso de aparelhos auditivos ou, em algumas situações, do implante coclear. Quando há o diagnóstico de perda auditiva, é fundamental não deixar o problema para lá. Quanto mais tempo a pessoa demorar para tratar a surdez, pior pode ser.
O que você acha de prevenir doenças auditivas e marcar uma consulta com os especialistas da Medic Life hoje mesmo? Estamos localizados em Formosa-GO, com todas a especialidades para melhor atender você e sua família.