O ecocardiograma consiste em um exame de ultrassom que analisa o funcionamento do coração. Apresenta resultados mais detalhados do que o exame de raio X, e não expõe o paciente à radiação.
O dispositivo é capaz de captar as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração. Esses ecos transformam-se em imagem e são exibidos em um monitor que possibilita ao médico avaliar todas as características do coração do paciente.
Ecocardiograma transtorácico (ETT): O médico obtém imagens do coração por meio da movimentação do aparelho por locais diferentes do peito ou da parede abdominal. É o tipo mais comum de ecocardiograma.
Ecocardiograma sob estresse: O exame é realizado antes e após a exposição do coração a uma situação de estresse, que pode ser obtido por meio de atividade física ou pela injeção de um medicamento capaz de acelerar o coração, fazendo-o bater mais forte. Este tipo de ecocardiograma é realizado para descobrir se o paciente possui doença arterial coronariana.
Ecocardiograma com Doppler: É usado para observar a fluidez do sangue através das câmaras do coração, válvulas cardíacas e vasos sanguíneos. Ondas de som são refletidas para o aparelho devido à circulação do sangue. Em seguida, a direção e velocidade do sangue que flui através do coração e vasos sanguíneos são medidos por um computador.
Ecocardiograma transesofágico (ETE): esse tipo de exame usa uma sonda inserida por via oral, que passa pelo esôfago para captar imagens. É realizado sob anestesia local e utilizado como complemento do ecocardiograma transtorácico. O ecocardiograma transesofágico apresenta imagens mais nítidas do coração, já que a sonda se localiza mais perto do coração, impedindo que os pulmões e ossos da parede torácica bloqueiem as ondas sonoras.
O ecocardiograma pode ser utilizado para o diagnóstico ou acompanhamento de várias enfermidades.
É realizado com o objetivo de detectar e monitorar a redução de fluxo sanguíneo para o coração (isquemia). Esse problema é mais aparente em situações onde o coração está sob estresse, trabalhando com mais intensidade.
É mais utilizado como complemento de outros tipos de exame para:
As contraindicações para a realização do eletrocardiograma são raras, porém o eletrocardiograma transesofágico pode ser contraindicado para pessoas que apresentem doenças graves no esôfago, como câncer do esôfago ou estenose esofágica.
Faça seus exames na Medic Life! Os melhores e mais dedicados especialistas de Formosa e região você encontra aqui.